Os 3 fatores para fechar um ótimo contrato

Para que um ótimo contrato seja fechado é preciso um excelente produto, argumentos sólidos e coragem. Ao se preocupar com as necessidades de seu cliente, estudar os seus problemas, identificar as suas melhores soluções e expô-las de forma elegante, coerente e concisa, com justificativas impactantes e sem receio de apresentar os seus custos compatíveis o vendedor tem altas chances de sucesso.

O primeiro passo é ter em mãos uma oportunidade que o mercado se interesse, que possa ser oferecido ao cliente e que efetivamente solucione determinado problema e atenda as suas necessidades de forma diferenciada, eficaz, confiável, implantável em tempo adequado e com custo compatível com o seu retorno.

Porém, para que exista o contrato fechado, não basta apenas ter nas mãos um ótimo produto, é necessário ter na cabeça argumentos impactantes que transmitam ao cliente todas as vantagens e as soluções que serão trazidas através desse negócio. Pesquisar sempre sobre o seu nicho de mercado, sobre os acontecimentos no universo que a sua empresa está inserida e principalmente sobre o entorno da empresa que se pretende fechar o contrato. Depoimentos de clientes, selos de certificação de excelência e parcerias estratégicas completam o conjunto de argumentos interessantes para vender bem o seu peixe.

Falar com propriedade sobre você, seu produto e os desafios enfrentados pelo seu potencial cliente é uma das chaves para o sucesso na hora de fechar um contrato e quanto melhores seus argumentos, maior será a elasticidade financeira (dentro da natureza do negócio) obtida com essa transação.

Finalmente, para fechar um ótimo contrato é preciso ter uma boa dose de coragem. A confiança em si mesmo, em sua empresa, seus produtos e fundamentos é fator crucial na hora de passar credibilidade para quem está do outro lado da mesa. Especialmente quando está em jogo um contrato com vários dígitos o verdadeiro negociante nunca diz um número que acredita estar abaixo do justo por aquilo que está oferecendo, pois sabe que isso irá desmerecer o seu trabalho e de toda sua empresa.

As pessoas que fecham grandes contratos são aquelas que conhecem o valor dos benefícios das soluções oferecidas, de suas habilidades de persuasão e de sua visão para efetivar excelentes negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Top