Origem da arroba e seu uso na informática

A origem da arroba remonta a idade média, onde copistas escreviam livros à mão e para simplificar seus trabalhos, aos moldes da taquigrafia, criavam seus próprios símbolos, entre eles o til (um n estilizado), o “e” comercial “&” (uma abreviação da expressão latina et – um entrelaçamento dessas duas letras), chamado em inglês de ampersand e a arroba “@”.

Utilizando o mesmo recurso de entrelaçamento de letras usado no &, o @ representava a preposição latina ad, que significava, entre outros, o sentido de “casa de”.

Mesmo depois do advento da imprensa, alguns símbolos copistas permaneceram, como o & e o @, especialmente nas contabilidades. Não raro encontravam-se registros como “5@£2”, que significava 5 unidades ao preço de 2 libras. Nesse período, o símbolo @ já era conhecido, em inglês, como “at” (a ou em).

Já no século XIX, os portos catalães (nordeste da Espanha) procuravam imitar os registros do comércio inglês e passou a conhecer o símbolo @. Porém, como desconheciam o sentido que era dado na Inglaterra para ele, imaginavam que pudesse representar uma unidade de peso, uma vez que utilizavam a unidade “arroba” (mais ou menos 15 kg), do árabe “ar-ruba” que significa “a quarta parte” da medida de peso quintar (58,75kg). Apenas nesse momento o nome foi associado ao símbolo, cuja letra inicial “a” era lembrada no desenho @.

Dessa maneira, os espanhóis liam o registro “5@£2” como sendo 5 arrobas custam 2 libras.

Como passou a ter uma utilização moderna (contábil), com o surgimento da máquina de escrever, o símbolo teve um espaço no teclado, que se manteve nos computadores atuais.

Na informática, seu uso iniciou-se em 1971, pelo programador Ray Tomlinson, quando o usou por gosto, praticidade e utilidade. Ele precisava encontrar um símbolo que pudesse ser utilizado em trocas de mensagens, compatível com todos os sistemas da época e que não fosse trouxesse confusão quando escrito junto com o nome das pessoas. A arroba veio suprir essa necessidade, junto com sua representação original, trouxe o significado final do endereço de e-mail e mais atualmente os perfis do Twitter.

Dessa maneira, em termos de e-mail, quando temos o endereço fulano@empresaX, significa fulano na empresa (na casa) X.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Top