O ambiente é fundamental!

Olá!!! Nesse espaço vou escrever artigos com dicas sobre como se preparar para o vestibular (na verdade para qualquer tipo de prova ou concurso) e também com toques para serem usados no dia da avaliação para que não haja “brancos”, confusões ou até mesmo falta de tempo para terminá-la.

Nesse meu primeiro artigo sobre o tema, vou falar com vocês sobre a peça fundamental do estudo: o ambiente! Primeiramente eu pergunto: como é o seu ambiente de estudo? Na escola ou no cursinho você é da turma do fundão ou na primeira carteira? Em casa, você estuda com a televisão ligada? A cada cinco minutos levanta para assaltar a geladeira???

É importante você saber que para que haja fixação daquilo que você está estudando é necessário concentração e disciplina. Você tem que focar no seu objeto de estudo e para que isso ocorra nada que esteja perto pode atrapalhar. Se você não acredita no que eu acabei de escrever, imagine a seguinte situação: você está em um show do Slipknot com aquela galera alucinada ao seu redor, tentando ler (em pé e provavelmente com uma lanterninha) Os Lusíadas de Camões. Quanto você acha que iria conseguir entender do texto? (enquanto você conseguir mantê-lo na sua mão, é claro!).

Pois é exatamente o que acontece (imaginamos que em menor grau) quando tem alguma coisa que possa tirar a sua concentração em casa ou na escola. Muitas vezes você não sente que estudou por muito tempo e não aprendeu nada? Isso acontece porque sua cabeça não estava focada no estudo. Eu posso falar com toda certeza: com a técnica e com o ambiente adequado, é possível estudar com muito mais eficiência em 15 minutos aquilo que outras pessoas demoram horas.

Portanto, tenho essas dicas para te dar:

• Na escola ou no cursinho: procure sentar-se afastado daqueles que querem conversar e na terceira o quarta fileira (e nas carteiras centrais para equilibrar a acústica da sala de modo a aumentar a clareza da audição, reduzindo o esforço para compreensão e aumentando o volume de informação recebida);

• Em casa: procure ter, em um horário regular, uma mesa organizada com boa iluminação (em um ambiente arejado) e com baixo nível de ruído e interferências externas (mãe, pai, irmão, cachorro, papagaio, televisão, rádio, geladeira, etc etc etc). Dê preferência a locais que não sejam de passagem.

Se você seguir essas dicas simples pode ter certeza de que vai se surpreender com o aumento de seu rendimento!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Top