Neil Armstrong

Nascido em 1930 e falecido em 2012, Neil A. Armstrong, um astronauta americano foi a primeira pessoa a pisar na Lua. Em 20 de Julho de 1969, Armstrong e Buzz Aldrin pousaram o módulo lunar Eagle (LM – 5) da Apollo 11 na Lua. Armstrong deixou o módulo e explorou a superfície lunar. Depois de dar seu primeiro passo na Lua, ele disso: “Esse é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade.” Mas as palavras se perderam na transmissão de rádio.

Armstrong nasceu em 5 de Agosto de 1930, na fazenda de seus avós em Auglaize County, Ohio. Ele se mudou com sua família para diversas comunidades de Ohio antes de se instalarem em Wapakoneta quando Neil tinha 13 anos. Armstrong desenvolveu um interesse em vôo muito jovem. Sua paixão por aviões cresceu quando ele foi para seu primeiro vôo em um Ford Tri-Motor, um “Tin Goose”, com uma idade de 6 anos. Desde então, ele é fascinado por aviação.

Em 1947, Armstrong entrou na Purdue University. Ele começou seus estudos em engenharia aeronáutica. Mas em 1949, a Marinha dos Estados Unidos o chamou para servir. Armstrong se tornou um piloto naval e foi enviado à Coréia em 1950, próximo do início da Guerra da Coréia. Na Coréia, ele cumpriu 78 missões de combate em caças Navy Panther.

Em 1952, Armstrong retornou a Purdue. Lá ele conseguiu o grau de bacharel em engenharia aeronáutica em 1995.

Armstrong foi um piloto de teste civil designado para testar o avião foguete X-15 antes de se tornar um astronauta em 1962. Ele fez seu primeiro vôo espacial em 1966 na Gemini 8 com David R. Scott. Os dois homens fizeram a primeira acoplagem bem sucedida de dois veículos espaciais – a Gemini 8 e um foguete inabitado Agena.

Armstrong se aposentou do programa de astronautas americano em 1970. Também em 1970, ele obteve o grau de mestre em engenharia aeroespacial na University of Southern California. De 1971 a 1979, Armstrong foi professor de engenharia aeroespacial na University of Cincinnati. Em 1986, ele foi nomeado vice presidente de uma comissão presidencial para investigar a falha no ônibus espacial Challenger. De 1982 a 1992, Armstrong trabalhou como presidente da Computing Technologies for Aviation, uma companhia de desenvolvimento de programas para suporte de vôo.

Contribuição: James R. Hansen, Ph.D., Alumni Professor/Historian for NASA, Auburn University/NASA Langley.
Créditos: Hansen, James R. “Armstrong, Neil Alden.” World Book Online Reference Center. 2005. World Book, Inc. http://www.worldbookonline.com/wb/Article?id=ar031060

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Top